Tu lactas ?

domingo, janeiro 21, 2007

O que é a má digestão da lactose?

Apesar de muitas vezes utilizados como sinónimos, os conceitos de má digestão da lactose e de intolerância à lactose não são iguais.


A má digestão da lactose é um conceito que se refere à inexistência ou à quantidade reduzida da enzima lactase no nosso organismo, o que impossibilita uma digestão correcta da lactose (divisão deste açúcar nos seus dois monossacarídeos constituintes, a galactose e a glicose).


Já a intolerância à lactose diz respeito ao mal-estar causado pela ingestão de leite ou de outros alimentos com consideráveis teores de lactose.


Assim, compreendemos que uma pessoa pode ter má digestão de lactose e nem saber (caso essa má digestão não causa mal-estar à pessoa referida).


A relação da má digestão da lactose e da intolerância à lactose depende da susceptibilidade de cada pessoa aos sintomas: algumas pessoas (intolerantes à lactose) suportam melhor os sintomas e, mesmo ingerindo lactose, não sofrem de mal-estar. Por outro lado, existem aqueles que mesmo tendo uma digestão da lactose praticamente normal, sofrem de mal-estar aquando da ingestão de lactose.


Caso tenham alguma questão a colocar relativamente a esta temática, não hesitem em contactar-nos para o nosso e-mail: tulactas@gmail.com


Boa semana!