Tu lactas ?

domingo, dezembro 03, 2006

Os três tipos de intolerância à lactose

Olá! Vimos hoje falar-vos dos três tipos básicos de intolerância à lactose.

Podem-se considerar três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1. Deficiência congénita da enzima;
2. Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais;
3. Deficiência primária ou ontogenética.

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual o indivíduo nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, o indivíduo é afectado logo após o nascimento.

O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido a uma diarreia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse facto é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm a deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Com os testes respiratórios que vamos realizar aos alunos do 5º ao 12º ano, em parceria com o Dr. Miguel Mascarenhas Saraiva e o seu laboratório, Laboratório ManopH, poderemos saber quem tem a deficiência primária ou ontogenética (terceiro caso de intolerância à lactose), isto é, quem são os alunos que ao longo da vida vão sofrendo uma progressiva restrição da produção de lactase e se vão, assim, tornando intolerantes à lactose.

Com os testes moleculares, que vamos realizar em parceria com o IPATIMUP a cerca de 100 alunos do Colégio, poderemos também saber quem é intolerante à lactose.

Apresentamos de seguida uma imagem, disponibilizada pelo Dr. Miguel Mascarenhas Saraiva, que explica o teste respiratório que vamos realizar, o Breath Test de hidrogénio. Clica na imagem para aumentar o tamanho.



O blog já tem 500 visitas! Esperamos que as nossas informações estejam a contribuir para tornar-vos pessoas melhor informadas acerca deste problema!

Um boa semana para todos.