Tu lactas ?

sábado, novembro 04, 2006

Breath Test de Hidrogénio

Olá a todos!

Temos boas notícias acerca do projecto: o investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) Jorge Rocha aceitou colaborar connosco, pondo-se à disposição para nos ajudar a encaminhar o nosso trabalho.

Aproveitamos esta actualização para vos falar um pouco do teste que vamos realizar no 2º Período para saber se os alunos do CNSR são intolerantes à lactose e qual o seu grau de intolerância. Esse teste é o teste respiratório de hidrogénio ou breath test de hidrogénio.

Querem saber em que consiste tal exame?
Este simples exame é realizado por um aparelho que nos permite saber a concentração em hidrogénio no ar expirado após a ingestão de açúcar, ou seja, o paciente deve ingerir lactose, depois de estar 12 horas em jejum, e depois soprar para um aparelho que indicará a quantidade de iões hidrogénio presentes no ar expirado (aparelho de cromatografia gasosa).

É essa concentração de hidrogénio que nos permite sabe se os alunos em questão são intolerantes à lactose, uma vez que as pessoas que não digerem esse açúcar vão fermentá-lo (no intestino delgado) o que leva à produção de gases, como o hidrogénio.


Na imagem anterior vemos dois métodos possíveis para descobrir se somos intolerantes à lactose: testes respiratórios (como o que vamos realizar) e testes sanguíneos.

Já agora deixamos aqui as instruções que os alunos terão de seguir para se poderem submeter a este teste.
Durante o 2º Período faremos chegar aos pais estas informações, juntamente com outras que consideremos importantes, para que tenham conhecimento do exame a que vamos submeter alguns alunos (caso o aluno e os seus encarregados de educação se disponibilizem).

É importante a colaboração de todos, já que ainda não existem dados suficientes acerca da percentagem de hipolactasia na população portuguesa.


Teste respiratório de Hidrogénio


INSTRUÇÕES:

Para que o resultado seja correcto é necessário seguir as seguintes instruções:
· Não pode tomar laxantes ou antibióticos, nem bebidas alcoólicas nas duas semanas anteriores ao teste;
· Não pode tomar medicamentos para o estômago nas 48 horas anteriores ao exame;
· Não aplicar clisteres nas 3 semanas anteriores ao teste.


No dia anterior ao exame:
· Não pode ingerir alimentos com alto teor em fibras ou em hidratos de carbono de difícil absorção como feijão, favas, pão, bolachas, tostas, cereais de pequeno-almoço, milho, batata. Também não pode comer fruta e legumes;
· Não pode beber leite;
· Pode comer carne, peixe e arroz;
· Não pode ingerir alimentos nas 12 horas que precedem o exame. Pode apenas beber pequenas quantidades de água.

Na hora anterior ao teste não pode beber água nem fumar.

Se estes cuidados não forem tomados o teste poderá não ser realizado.

Até para a semana! Não se esqueçam de deixar a vossa sugestão, a vossa crítica ou o vosso comentário abaixo onde diz "contributos"! ;)

Álvaro

2 Comments:

  • Olá!!
    Acho o vosso projecto muito útil, interessante e que deve estar a ser divertido:P O título está bastante apelativo e nota-se que estão muito empenhados na realiação do projecto!
    Continuem...
    Beijinhos***

    By Anonymous Anónimo, at 7:57 da tarde  

  • Demos uma vista de olhos pelo vosso projecto e gostámos muito do que vimos. Achámos o tema do projecto bastante original e apelativo. Continuem a passar pelo forum e a deixar la perguntas e opiniões sobre o nosso projecto!(biodiesel)

    Visitem!!!
    http://www.exames.org/forum/viewtopic.php?t=9196

    By Anonymous Anónimo, at 9:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home