Tu lactas ?

domingo, fevereiro 25, 2007

Perceber um pouco melhor o "Tu Lactas?"

A má digestão da lactose consiste na incapacidade de digerir a lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima intestinal capaz de a metabolizar, a lactase.

A intolerância à lactose diz respeito à presença de sintomas de disfunção intestinal que podem resultar da alergia ao leite.

O teste respiratório de hidrogénio permite-nos determinar se uma pessoa tem má digestão da lactose, ou seja, se não consegue ou apresenta dificuldades em digerir a lactose. Note-se que essa pessoa, mesmo se tiver má digestão da lactose, pode não ser intolerante à lactose, pois este conceito diz respeito à presença de sintomas de disfunção intestinal. Ou seja, uma pessoa pode ter má digestão da lactose e não ser intolerante à lactose, caso não consiga digerir correctamente a lactose, mas não apresente sintomas de disfunção intestinal.

Quanto ao teste molecular, este é realizado a fim de determinar se o indivíduo em causa tem os genes responsáveis pela digestão da lactose. A mutação testada tem sido associada com a má digestão, no entanto esta associação não é total - por exemplo, pessoas tolerantes à lactose em África não tinham a mutação em causa, o que levanta a hipótese de poderem existir outras mutações diferentes que produzam o mesmo efeito.