Tu lactas ?

quinta-feira, março 22, 2007

Reflexão sobre o 2º Período

O 2º Período serviu para intensificar, ainda mais, a coesão do grupo, na medida em que concretizamos juntos grande parte daquilo que tínhamos planeado no Período anterior.
Todo o grupo cooperou nas tarefas propostas, nomeadamente na ida ao laboratório ManopH (Laboratório de Endoscopia e Motilidade Digestiva), na qual todos se mostraram prestáveis na realização dos testes de hidrogénio, com o intuído de aprender a manejar com o equipamento.
Em suma, cremos que o desempenho do grupo melhorou significativamente, tendo em conta que levamos a cabo todas as ideias que nos “inundavam” no início do ano lectivo.

Surgiu também a ideia de projectar um website, de forma a divulgar ainda mais os propósitos do nosso projecto, bem como informar e alertar a população em geral para as envolventes da intolerância à lactose e da má digestão da lactose, elevando a nossa iniciativa para um patamar além da comunidade educativa. Iniciou-se então o desenvolvimento do website, continuando ao longo do Período e estando o lançamento do mesmo previsto para o início do 3º Período.

Ainda no início deste 2º Período, o nosso grupo deslocou-se até ao escritório do Dr. Miguel Mascarenhas Saraiva, com o intuito de realizar uma entrevista relativamente à Intolerância à Lactose, procurando esclarecer alguns conceitos respeitantes a esta temática, bem como o funcionamento do aparelho do breath test de hidrogénio. Aproveitámos também essa ocasião para fazer os primeiros acertos relativamente às datas dos testes respiratórios.

Acertámos depois as datas para a realização dos exames no colégio, conjugando-as com a possibilidade de uma profissional da área estar presente. Foi então definido que os testes seriam realizados a duas turmas por semana, sendo uma à terça-feira e a outra à sexta-feira.

Também nessa altura contactámos algumas empresas do ramo agro-alimentar, com vista a tentar uma parceria para uma campanha promotora do leite de soja. Obtivemos então resposta, no dia 9 de Fevereiro, por parte de uma das empresas visadas nesta acção, a Lactogal, representante do produto Sojamimosa. Aguardamos novo contacto por parte desta entidade, depois de termos enviado informação mais detalhada.

O início dos testes moleculares ocorreu no dia 27 de Fevereiro e, uma semana depois, demos início aos testes respiratórios.




Imagem 1: Aluna a realizar o Breath Test