Tu lactas ?

quinta-feira, março 22, 2007

Planificação do 3º Período

Após a reflexão sobre o 2º Período, dedicámo-nos a planificar as actividades que realizaremos no próximo Período.
Apresentamos, desde já, algumas metas que procuraremos alcançar.

No próximo Período daremos continuidade a toda a actividade que nos tem ocupado durante o ano lectivo decorrente.
No início do 3º Período, no dia 10 de Abril (terça-feira) e no dia 13 de Abril (sexta-feira) começaremos por realizar os testes de hidrogénio e moleculares ao 5º E e ao 6º B, turmas estas que não puderam fazê-los na semana aprazada (ainda durante o 2º Período).

Quando todos os exames estiverem feitos, poderemos dar início à análise molecular das amostras de epitélio bocal colheitas; para isso, o Prof. Doutor Jorge Rocha e a Dra. Margarida Coelho, IPATIMUP, desempenharão crucial importância na análise laboratorial neste instituto. Finalmente, poderemos comparar os resultados de um e de outro teste e verificar a real percentagem de intolerância à lactose na população do Colégio. Todos os resultados serão, então no 3º Período, publicados no nosso blog.

Para finalizar, tentaremos a publicação de um artigo numa revista científica, com o apoio do Laboratório ManopH, e apresentaremos o nosso trabalho a alunos e professores do Colégio numa palestra. O artigo tem um objectivo mais alargado, divulgando o nosso trabalho fora do colégio, informando as pessoas acerca da intolerância à lactose e que há alternativas para as pessoas intolerantes, enquanto que a palestra é um “resumo” de tudo o que temos feito.



Figura 1: Laboratório do IPATIMUP que tivemos a oportunidade de visitar no 1º Período, onde se procederá à realização dos testes moleculares no próximo Período.